segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Rodrigo Amarante



Tarefa difícil tentar dizer palavras concisas sobre o primeiro trabalho solo de Rodrigo Amarante, intitulado Cavalo.

Contexto:
Só conhecia Ana Júlia. Não tinha ouvido mais nada deles nem buscado ouvir,  tal qual foi meu pré-conceito para escutar o álbum do ex-integrante. 

Aí antes de conhecer esse trabalho do Rodrigo Amarante, conheci a banda solo do Marcelo Camelo. No começo foi difícil gostar de alguma coisa, mas depois até que gostei de uma ali outra aqui. 

Mas foi com o Outro ex-integrante dos Los Hermanos que veio a minha identificação, a troca de pensamentos, o encontro.

Vamos falar do Álbum:

Um CD com o EGO bem introspectivo. Uma busca interior expressa em cada música, não sinto que são consequências umas das outras, sinto que estão dispersos os devaneios, cada qual em sua essência.

Cada música:

Nada em vão (5/5)
Abrindo o álbum com uma música de abrir álbuns. Engraçado é que ele disse que essa música foi uma das últimas senão a última que gravou. Seria o começo o mesmo que o fim? Eu diria que essa música pega um pouco da melancolia e da leviandade que o álbum tem.

Hourglass (Ampulheta) (5/5)
Cheia de ousadia, Hourglass dá a entender que o álbum vai partir pra leviandade, mas não, não se engane. Com o trompete e o baixo bem instruídos no começo, diz que é certeza de uma boa balada!


Mon Nom (Meu nome) (5/5)
O inglês e o português eu já vi por ai, mas em francês não. Sou suspeito a falar, pois, como deu pra perceber, acho muito bonito o francês. Por essa música, a melancolia volta um pouco a fluir. Lindíssima música! Eu diria que ela é bem francesa mesmo, não parece que foi um brasileiro que a fez, eu diria: O cara se inspirou mesmo!

Irene (4/5)
Eu particularmente não gostei muito dessa música. Agora é a hora que eu morro por pedradas de quem a ouviu. Ela é muito bonita porém não me tocou como as outras. Por ela, você diz: a melancolia aí venceu!

Maná (3/5)
Ai vem maná. E te diz: HAHAHA, que melancolia o que, vem dançar! Mana: o alimento que Deus proveu para os israelitas enquanto estavam no deserto. Rodrigo a fez para sua irmã que estava se separando do namorado/marido, "maná o Mah", em Mah ele faz referencia a irmã. 

Fall Asleep (adormecer) (5/5)
Ahhhh! Essa música, ela tem uma atmosfera muito "eu estou parado olhando para o nada". A melancolia cai em torrenciais nessa música após a dança em Maná. Disse Rodrigo em uma entrevista que essa música ele fez se baseando em sua insônia.

The Ribbon (5/5)
Ahhhh! A essa altura, já devem ter percebido que prefiro as melancólicas... Como não perceber, como não gostar! Essa já me lembra um abraço sereno no sereno de uma manhã de sol fraco. Que sentimento...


O Cometa (4/5)
Um pouco mais animada que a anterior. Essa música, como o próprio disse em uma entrevista, foi feita para um grande amigo de Rodrigo Amarante que não está mais entre nós. 

Cavalo (5/5)
A faixa título é nada mais nada menos que O álbum. Entre as melancolias e as leviandades deste álbum, é onde se encontra a música Cavalo e também o álbum. Na essência da busca. 

I'm ready (4/5)
A melancolia (eu sei, repeti demais essa palavra, apenas não me matem) nesse período do álbum diz: Eu venci. E o final do álbum segue uma linha mais serena que o começo, apesar dessa linha não ser tão delimitada.

Tardei (5/5)
Não poderia fechar com melhor chave de ouro do que com essa música! A primeira música que me encantou foi a última. Estranha sensação de que o fim na verdade é o começo. (lembram-se?) 
Essa música não é somente O fim, ela é a volta do fim, a volta do fim de uma jornada... 


2 comentários:

  1. Nossa... Meu Deus do céu... Que lindo, captou o sentido do álbum todinho. Isso é uma inspiração pura, destilada, linda!
    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bondade sua Seari! Minha intenção foi fazer algo breve, e é claro, não tenho conhecimento técnico sobre música para falar tanto da parte musical. rs Obrigado pelo comentário!

      Excluir